Bom, sendo essa a primeira mensagem que posto no meu blog, espero que sirva de reflexão e incentivo a quem parecer que tudo está fora do lugar, que sempre levamos a "pior" e responsabilizamos os outros pela situação em que nos encontramos...
Você é o responsável por sua vida
Vivemos fazendo escolhas: que curso e em qual faculdade estudar, com quem casar, onde morar, quantos filhos ter, permanecer ou não neste emprego. Cada decisão que tomamos, por menor que pareça, nos trouxe à nossa situação atual.
O que somos e onde estamos é resultado direto das escolhas que fizemos no passado. Ninguém além de nós mesmos é responsável pelo nosso sucesso ou fracasso. As circunstâncias externas não são capazes de determinar nosso estado mental, espiritual, físico ou financeiro. Elas não têm nenhum poder, são apenas lições diárias que devem ser estudadas, acumuladas e refletidas para que possamos obter conhecimento e sabedoria.
O primeiro passo para conquistar a sabedoria é assumir a responsabilidade pelo nosso passado. Não há nada que possamos fazer para mudar o que já aconteceu, mas, ao reconhecer e aceitar nossa responsabilidade, ficamos livres para escolher um futuro melhor e mais próspero e nos mover em direção a ele. Não temos compromisso com o erro, podemos fazer de novo, da maneira mais acertada.
Muitas vezes ao nos descobrirmos desempregados, sem ter como arcar com as despesas, nos sentimos grandes fracassados, nos desesperamos e nos consideramos vítimas das circunstâncias e só conseguimos nos perguntar: Por que eu?
Segundo Andy Andrews, autor do livro A Viagem da Sabedoria, podemos nos basear em Harry Trumam, assumindo nossas responsabilidades sobre todas nossas ações, por nosso passado, presente e futuro; e ainda como rei Salomão, buscando a sabedoria em tudo; aproveitar o momento e ser uma pessoa de ação como o coronel Chamberlain; ter seu destino como certo, como Cristovão Colombo, que teve um coração decidido ao partir em busca de uma nova terra; escolher ser feliz, contradizendo todas as situações em que nos encontramos como fez Anne Frank; ou ainda agirmos como Abraham Lincoln, que saudava cada dia com o espírito do perdão, mantendo seus ideais, comece perdoando a si mesmo; e finalmente seguirmos o conselho milenar do arcanjo Gabriel, seja uma pessoa de grande fé, PERSISTA, haja o que houver.
A Viagem da sabedoria é uma parábola moderna que fala da capacidade fundamental do ser humano de fazer escolhas e mudar seu destino.
É um livro de grande valia, que nos faz pensar e avaliar nossas atitudes.
Este texto é baseado no livro A Viagem da Sabedoria de Andy Andrews.
5 comentários:
Parabéns! concordo plenamente, como diz o ditado popular vivendo e aprendendo e á vida é uma escola e é claro sem responsabilidades á tendência é só fracassar....Daniela
Bacana, parabéns pela iniciativa.
Abraço.
Marlon
Muito bonito o seu texto. Fiquei emocionada com os lindos exemplos que você citou. Grandes personalidades também passaram por momentos difíceis nas suas vidas e nos deixaram lições preciosas.
Obrigada por trazê-las à nossa memória!
mããe, mãe ; sempre se superando. realmente quem nunca teve indecisões em sua vida, quem nunca soube em que caminho percorrer, que atire a primeira pedra. Como diz o ditado popular, é vivendo e aprendendo !
Postar um comentário